Friday, June 29

fluorescent adolescent, arctic monkeys - favourite worst nightmare (2007)

fluorescent adolescent é o segundo single do segundo álbum dos arctic monkeys. no entanto, a posição secundária fica por aí porque estes meninos dos arredores de sheffield têm arrecadado todos os primeiros lugares que há a coleccionar! desde as posições cimeiras nos charts um pouco por todo o mundo até prémios de banda revelação, melhor banda, melhor álbum e melhor single - brit awards, nme awards e plug independent music awards, entre outros. nada escapa a estes meninos.

Thursday, June 28

revelator, gillian welch - time (the revelator) (2001)

gillian welch é uma cantora e compositora americana, nascida em manhattan e criada em los angeles. apesar destes backgrounds urbanos, a sua música transpira mais os sons da américa interior, com raízes country e bluegrass, num folk que ela apelida de american primitive. todos os seus trabalhos são em colaboração com o seu parceiro musical e amoroso, o guitarrista david rawlings - a cantora assume, mesmo, que gillian welch é uma banda com dois membros. welch já colaborou com artistas como ryan adams e emmylou harris e canta duas canções na banda sonora de o brother, where art thou? dos irmãos coen. ross fortune (ex-editor musical da time out) define time (the revelator) como «o som da goma-laca e do osso, profundo como uma mina e escuro como uma nódoa negra».


Wednesday, June 27

kingdom of doom, the good, the bad and the queen - the good, the bad and the queen (2007)

kingdom of doom é o segundo single retirado do álbum de estreia do grupo (há quem diga que o nome the good, the bad and the queen seja o do álbum e que a banda, em si, não tem nome) formado por damon albarn (ex-vocalista dos blur e dos gorillaz), paul simonon (ex-the clash), simon tong (ex-the verve) e tony allen (ex-fela kuti). o álbum foi definido por albarn como uma "song cycle that's also a mystery play about london". de facto, os corvos que voam contra a lua podem bem ser aqueles que residem na torre de londres, deixando-a - voo, esse, que se diz prenunciar a queda do reino britânico. kingdom of doom foi o único single da banda a chegar ao top 20 britânico.


Tuesday, June 26

down by flow, micro audio waves - odd size baggage (2007)

os micro audio waves são compostos por flak (guitarrista dos rádio macau), c. morgado e cláudia efe, na voz. em 2004, o seu segundo álbum, no waves, foi considerado um dos melhores do ano por john peel, da bbc radio one e, em 2005, ganhou os qwartz electronic music awards para melhor álbum e melhor videoclip (para o single fully connected), em paris. regressam em abril deste ano com um novo álbum e esta down by flow não só é uma excelente composição como é acompanhada de um videoclip fantástico. é caso para dizer que o que é nacional pode ser (muito) bom!


i am john, loney, dear - loney, noir (2005)

loney, dear é o nome artístico do cantor sueco emil svanängen. depois de quatro álbuns lançados, apenas, no seu país natal, reedita, este ano, o loney, noir nos estados unidos e neste momento, está em tour pela europa. pode ser emil ou loney mas agora parece que já é john. enfim, deixo-vos com mais um escandinavo em crise de identidade.


Sunday, June 24

a cheater's armoury, hanne hukkelberg - rykestrasse 68 (2007)

hoje, rumamos até ao norte da europa, onde, para fugir ao frio glacial, hanne hukkelberg se entretém a gravar o ruído das ruas, a chuva a teimar sobre os beirais, o ronronar dos seus gatos e outros sons disponíveis para fundir com as suas canções harmoniosas. hanne hukkelberg é uma cantautora (plus pianista, guitarrista e baterista) norueguesa, já com dois álbuns às costas, sendo que o segundo, rykestrasse 68, ganhou o prestigiado prémio musical spellemannsprisen da noruega. curioso, ainda, que esteja repleto dos sons da rykestrasse, em berlim, onde o álbum foi gravado, mas que a numeração da rua termine no número 67. a (brilhante) animação do vídeo é da autoria de andreas paleologos.


Saturday, June 23

fallen snow, au revoir simone - the bird of music (2007)

as au revoir simone são a banda-fetiche de david lynch. depois de ver inland empire, não estou seguro de que isso continue a ser um elogio; mas, o realizador mantém a sua coolness e a referência justifica-se. oxalá todas as girlsbands fossem assim: inovadoras, encantadas e despreocupadamente indie. acabadinho de sair, o segundo álbum de erika forster, annie hart (que se conheceram numa viagem de comboio entre vermont e nova iorque) e heather d'angelo, the bird of music, inclui esta suave elegia à neve que cai. para ouvir a sorrir.


Friday, June 22

giddy stratospheres, the long blondes - someone to drive you home (2006)

we're back! ready for round II! prosseguimos a festa com um single altamente sensual de uma banda, ela própria, sensualíssima. os 5 de sheffield (kate jackson à cabeça) - the long blondes - trazem-nos um som deliciosamente retro (e declaradamente à la deborah harry e sua malta), entre bolas de cristal, microfones wireful e muito, muito glamour.

Thursday, June 21

sprout and the bean, joanna newsom - the milk-eyed mender (2004)

e para equilibrar o yin e o yang deste malogrado neoblog, junto à de rufus, uma outra voz, também inigualável e também diferente mas, complementar ou contrariamente, feminina. joanna newsom e a sua harpa, os duendes e os barquinhos de papel. a jovem cantora californiana, que toca piano, harpa e cravo e é protegée de devendra banhart e camaradas, editou já quatro álbuns de originais, sendo os dois primeiros, não-oficiais (walnut whales, de 2002, yarn and glue, de 2003, the milk-eyed mender, de 2004 e ys, de 2006). o último é considerado, por diversos críticos da especialidade, o seu melhor e presente em várias listas dos melhores de 2006.

going to a town, rufus wainwright - release the stars (2007)

um outro começar. porque, realmente, às vezes, não há muito a dizer. quando outros já o disseram (e já o cantaram ou já o tocaram) tão bem: ouve-se e sente-se, de olhos fechados ou não. e, para começar, quem melhor que o cantor canadiano, de 34 anos, que está farto da américa (honey, who isn't?), ousado e apaixonante (ouvir «complainte de la butte»), rufus wainwright? let the show begin...