Tuesday, July 31

pyramid song, radiohead - amnesiac (2001)

os radiohead dispensam apresentações (e eu estou com pouco tempo). o videoclip de pyramid song é baseado num sonho de thom yorke que, ao ouvir a gravação da canção, pela primeira vez, terá dito que se tratava de the best thing we've committed to tape, ever.


Monday, July 30

i'll read you a story, colleen - the golden morning breaks (2005)

colleen é o pseudónimo da compositora de música electrónica cécile schott, nascida em paris. o seu primeiro álbum, everyone alive wants answers, de 2003, era composto, quase maioritariamente, por samples de músicas das suas colecções de discos. este, o segundo, tem mais sons não sintéticos e uma capa absolutamente enternecedora - uma menina e um unicórnio. presentemente, colleen encontra-se em digressão pelos eua, abrindo os concertos de beirut.


Thursday, July 26

nine, forward russia! - give me a wall (2006)

os forward russia! são uma banda de indie rock de leeds, inglaterra. são representados por dois pontos de exclamação, lado a lado, o primeiro deles, invertido - e, depois dos funerais, outro padrão se começa a desenhar. curioso é o facto de que, até este ano, todas as suas canções tinham por nome um número, consoante a ordem em que tinham sido compostas. os membros da banda são tom woodhead, rob canning e os irmãos whiskas e katie nicholls. a tour deste álbum foi partilhada com os we are scientists e katie foi nomeada ao peta award para a vegetariana mais sexy de 2007.


Wednesday, July 25

playboy, hot chip - coming on strong (2004)

os hot chip são uma banda inglesa de electropop e este seu primeiro álbum mantém, ainda, presentes, influências do r&b e do soul; influências essas que se desvanecem no segundo, the warning, aclamado pela crítica e nomeado ao mercury prize de 2006, onde se encontram os hit singles over and over e and i was a boy from school. os londrinos são famosos, também, pelas suas interpretações arrebatadoras de canções dos new order. o novo álbum sai este ano.


Tuesday, July 24

back to the 101, albert hammond, jr. - yours to keep (2006)

albert hammond, jr. é o guitarrista dos the strokes e, no ano passado, aventurou-se num álbum a solo, este yours to keep. filho de um gibraltariano (ou lá como se diga) e de uma argentina, albert estudou no institut le rosey, na suíça, onde conheceu julian casablancas, com quem viria, posteriormente, a formar os strokes. ele tem feito as primeiras partes dos concertos de incubus e bloc party, sempre acompanhado pelos seus band mates, no palco ou na plateia.


Monday, July 23

must be the moon, !!! - myth takes (2007)

os !!! (chk chk chk) são uma banda americana que nasceu da fusão dos black liquorice com os popesmarshes e foi buscar o seu nome às legendas do filme os deuses devem estar loucos, onde os estalidos com a boca dos aborígenes eram representados por pontos de exclamação. myth takes é já o seu terceiro álbum, depois de louden up now e do primeiro, homónimo. em dezembro de 2005, o baterista original da banda, mikel gius, foi atropelado e morto por um carro, enquanto andava de bicicleta. must be the moon é o segundo single.


Friday, July 20

prick (i am), m.a.u. - m.a.u. (2006)

os m.a.u. são um grupo (maioritariamente) português, formado na european film college, na dinamarca. inicialmente, composto por elementos de vários países (dinamarca, portugal, frança, israel e alemanha), os m(an) a(nd) u(nable) são, hoje, compostos por luís de sousa, pablo camp, antónio soares e nuno lamy. este videoclip é absolutamente hilariante e o som dos m.a.u., onde encontramos semelhanças com os !!! o os the knife, é contagiante.


Thursday, July 19

eternal flame, joan as police woman - real life (2006)

joan as police woman é a banda da violinista, compositora e cantora indie americana joan wasser. talvez, o nome que logo surge ao falar-se do de joan é o de jeff buckley, de quem foi namorada até à sua morte, por afogamento, em 1997. no entanto, outros nomes sonantes da música independente estão-lhe intimamente ligados: como antony hegarty, rufus wainwright ou nick cave, com quem colaborou bastantes vezes. este real life é o primeiro álbum da banda, composta por joan, ben perowsky e rainy orteca e eternal flame, o terceiro single extraído.


Wednesday, July 18

fa fa fa, datarock - datarock datarock (2005)

os datarock são uma banda norueguesa (de bergen), com apenas dois elementos, fredrik saroea e ketil mosnes. o seu estilo é, segundo eles, uma mistura de estilos musicais que gostam e, segundo os críticos, algo como geek rock. esta canção vai ser o som da nova publicidade da coca-cola e, daqui a uns meses, já não a vamos poder ouvir, como aconteceu com o "banquet" dos bloc party e o "bohemian like you" dos dandy warhols. até lá, aproveitem.


Tuesday, July 17

the sun's gone dim and the sky's turned black, jóhann jóhannsson - ibm 1401, a user's manual (2006)

jóhann jóhannsson é um músico islandês, multifacetado e multitalentoso. tem 5 álbuns a solo e múltiplas participações em bandas sonoras de filmes, documentários, em instalações de diversos eventos, em composições para outros músicos, etc. Dirige, ainda, a kitchen motors, em reykjavík - uma promotora de concertos e exibições, produtora de filmes, editora e dinamizadora, enfim, da cultura alternativa da capital islandesa. é caso para uma larga vénia. there's something about that island...


Monday, July 16

mysteries, beth gibbons & rustin man - out of season (2002)

um álbum que junta a vocalista da banda trip-hop portishead e o baixista dos talk talk (paul webb, sob o pseudónimo rustin man) só podia ser assim bom. suffering for your art is most definitely overrated but i do get a certain, i don't know, satisfaction from being able to deal with my paranoia and insecurity disse beth gibbons. este tema faz parte da banda sonora do filme francês les poupées russes.


Sunday, July 15

better do better, hard-fi - stars of cctv (2005)

os hard-fi são uma banda indie da inglaterra suburbana e foram um dos principais nomes a emergir na cena musical inglesa em 2005. o seu álbum de estreia recebeu uma nomeação para o mercury prize e competiu, até ao final, com i am a bird now dos antony and the johnsons, acabando por perder o prémio. no entanto, a sua tournée de 2006 incluiu um facto notável: deram cinco concertos consecutivos na london brixton's academy, todos esgotados. foram os quintos artistas a fazê-lo, depois dos the clash, bob dylan, massive attack e the prodigy. better do better foi o último tema a ser lançado do álbum de estreia e alcançou o 14º lugar da tabela de singles britânica.


Friday, July 13

this is hardcore, pulp - this is hardcore (1998)

este álbum dos pulp foi o seu terceiro consecutivo a obter uma nomeação ao mercury prize para o melhor álbum do ano. esta banda inglesa de sheffield (outra referência constante neste blog), liderada por jarvis cocker, tem uma particularidade interessante: mark webber, que, a partir de different class, assumiu a guitarra e as teclas da banda, era o presidente do clube de fãs dos pulp. este single chegou ao #12 na tabela de singles do reino unido e foi o último grande sucesso da banda.


Thursday, July 12

fade into you, mazzy star - so tonight that i might see (1993)

hoje, continuamos com música do início dos anos 90. desta feita, pelo duo dream-pop mazzy star que, de momento, se encontra em stand-by. composto por hope sandoval (voz, harmónica, percussão, xilofone e letras) e david roback (guitarra, piano, órgão e composição), o grupo teve, neste single, o seu maior êxito até ao momento. hope sandoval formou, mais recentemente, a banda hope sandoval and the warm inventions e colaborou em gravações de the jesus and mary chain, air e chemical brothers. david roback compôs as canções que maggie cheung canta em clean. os temas calmos e contemplativos são a marca dos mazzy star: arranjem uma brisa suave e deixem-se embalar.


Wednesday, July 11

dress, pj harvey - dry (1991)

pela altura do seu primeiro álbum (e até ao quarto, to bring you my love), pj harvey era o nome da banda composta por polly jean harvey (voz, guitarra), rob ellis (bateria) e steve vaughan (baixo). dry foi mundialmente aclamado como uma estreia auspiciosa e prometedora e dress considerado dos melhores singles do ano por inúmeras classificações. inicialmente, rotulada como feminista, polly jean rapidamente desfez esse estereótipo, posando em topless na capa da new musical express. nos anos seguintes, a cantora, já a solo, ganharia o mercury prize pelo melhor álbum do ano (stories from the city, stories from the sea), gravaria com thom yorke e cantaria uma versão fabulosa de satisfaction com björk, nos brit awards. polly jean harvey é uma das cantoras e compositoras mais importantes da história da música mainstream.


Tuesday, July 10

modern world, wolf parade - apologies to the queen mary (2005)

o curioso título do álbum de estreia dos wolf parade refere-se ao navio queen mary, do qual a banda foi expulsa por ter partido uma porta. tudo começou quando ofereceram a spencer krug a abertura de um concerto dos arcade fire. ele chamou dan boeckner e, depois, arlen thompson (que toca a bateria em wake up dos arcade fire). hadji bakara juntar-se-ia em 2004 e a formação dos wolf parade estava completa. e viva o canadá!


Monday, July 9

how can i love you if you won't lie down, silver jews - tanglewood numbers (2005)

nashville está a tornar-se referência assídua neste blog: os silver jews são uma banda oriunda desta cidade americana, liderada por david berman e, à semelhança dos lambchop, os artistas convidados a integrá-la variam de álbum para álbum. este é já o quinto lp da banda indie rock do tennessee. as suas canções são conhecidas e reputadas pelas sofisticadas letras, compostas por david berman, que até, em 2006, surpreender a cena indie com uma tour pelos eua, se recusava a tocar ao vivo.


Sunday, July 8

back to black, amy winehouse - back to black (2006)

pode dizer-se que amy winehouse é a cantora do momento. nascida nos arredores de londres, o seu sotaque cockney não engana ninguém quanto às suas origens mas a sua personalidade musical, que sofre influências de artistas como billie holiday ou aretha franklin, tem vindo a conquistar multidões desde o seu álbum de estreia, frank, de 2004, lançado quando amy tinha apenas 19 anos. este single é o terceiro do segundo álbum desta cantora judia, criada ao som de um jazz londrino. no videoclip, podemos ver amy, enlutada, num cortejo fúnebre, em que o falecido é o seu coração.


Thursday, July 5

the funeral, band of horses - everything all the time (2006)

os band of horses são uma banda recente (o seu primeiro e único álbum saiu em março do ano passado) de seattle. depois do grunge, vem o indie e ainda bem que vem! e parece mesmo que os funerais se estão a tornar dos eventos mais inspiradores para fazer boa música (que o digam win e regine - mas isso é assunto para outro post). recentemente, este single foi editado em vinil de 7'' no reino unido para coincidir com a digressão da banda por terras de sua majestade.


Wednesday, July 4

up with people, lambchop - nixon (2000)

os lambchop são uma banda maleável. sob a batuta do criativo kurt wagner, a banda de nashville, tennessee reúne uma quantidade de músicos, que vai sendo readaptada a cada álbum. apesar disso (ou por causa disso), são referidos pelo allmusic website como o mais consistentemente brilhante e único grupo americano a surgir nos anos 90. o seu estilo é difícil de definir: são de supor as raízes country, sendo nashville a capital desse estilo, mas as influências pop, rock, lounge e soul são visíveis e acrescentam complexidade à sua sonoridade. resistam, portanto, à compulsão classificatória e desfrutem deste single do álbum mais aclamado da banda.