Thursday, October 25

jimmy, m.i.a. - kala (2007)

kala é o segundo álbum de estúdio de mathangi "maya" arulpragasam, mais conhecida por m.i.a.. nascida em londres há 30 anos, a artista que combina rap, electro e ragga tem a sua origem no sri lanka. para o seu primeiro álbum, arular, de 2005, m.i.a. contou com o apoio da rainha do electroclash, peaches: foi um sucesso de crítica, pela mistura de estilos musicais e pela pertinência dos temas que m.i.a. aborda, que vão desde a pobreza à violência e à guerra - e tudo isto em várias línguas (canta em tamil, inglês, espanhol e calão jamaicano). o clip de jimmy retrata m.i.a. dançando uma versão do bodhisattva das mil mãos, com a ajuda de doze bailarinas.


Wednesday, October 10

so alive, ryan adams - rock n roll (2003)

ryan adams foi criado pela mãe e pela avó e, aos 7 anos, já escrevia poesia e lia edgar allan poe. largou a escola aos 16 anos e é, possivelmente, um dos melhores exemplos de que o absentismo escolar só faz bem à saúde! entretanto, gravou dois álbuns que foram um sucesso de crítica e de vendas, heartbreaker e gold, e confessou abusar do álcool e dos comprimidos, para além de snifar cocaína e heroína (misturadas!). way to go, ryan!


Monday, October 8

o valencia!, the decemberists - the crane wife (2006)

os decemberists são uma banda americana e o seu nome é, não só uma homenagem ao mês de dezembro, como ao russo decembrist revolt (iniciam muitos dos seus concertos com o hino da urss). the crane wife é o quarto álbum dos rapazes de oregon e o seu título também tem uma história: o vocalista, colin meloy, tomou conhecimento de uma lenda japonesa sobre um homem e um grou, que ele trata e com o qual, depois, se casa. o álbum está dividio em duas partes, a primeira delas referente a esta lenda e a segunda, chamada the island, a a tempestade de shakespeare. o valencia! é (mais uma vez) uma história de amor, um romeo+juliet em versão moderna, em que as famílias rivais se tornam gangs.


Wednesday, October 3

monster, you say party! we say die! - lose all time (2007)

voltamos ao canadá. depois de estrelas cintilantes como avril lavigne e bryan adams, chegam-nos os ysp! wsd!. começaram a tocar umas coisas na garagem da vocalista, becky ninkovic, porque estava muito frio na rua para andar de bicicleta (ao que parece, os invernos em abbotsford são tudo menos amenos). depois do primeiro álbum, hit the floor!, de 2005, lançam, este ano, o segundo. o videoclip de monster foi gravado em praga.


Tuesday, October 2

in shock, kristin hersh - learn to sing like a star (2007)

learn to sing like a star é o sétimo álbum de estúdio de kristin hersh, cantora americana de 41 anos. foi dito sobre ela que a exploração que fazia sobre a raiva, a agressão e o caos mental era a evidência necessária para comprovar que havia, pelos anos 90, artistas femininas que, de facto, quebravam os papéis de género, indo para além do mero desafio. hersh liderou, ainda, os throwing muses e, de momento, os 50 foot wave. tem 4 filhos.


Monday, October 1

goodnight goodnight, hot hot heat - elevator (2005)

de volta ao activo. os hot hot heat são uma banda canadiana, já com 12 anos de idade e 5 álbuns lançados (o último deles, este ano - happiness ltd.). nas curiosidades da wikipédia, diz que esta canção apareceu no filme john tucker must die, mas eu não sei que filme é esse. e pronto, não há muito mais a dizer. acho que estou destreinado.